Os programas para diagramação (ou desktop publishing) normalmente são muito caros. Dois exemplos são os softwares da Adobe: o Page Maker e o InDesign. Porém, poucas pessoas sabem que existem algumas ferramentas grátis para fazer este trabalho. A melhor opção de freeware para diagramação de livros, jornais e revistas é o Scribus, um programa de licença aberta e que cada vez mais tem conquistado novos usuários.
Com o Scribus é possível diagramar páginas com textos, imagens, gráficos, entre outros recursos. Uma das grandes vantagens deste programa de diagramação é a capacidade de se editar fotos enquanto se diagrama, enquanto em outros softwares (como o InDesign) não é possível cortar e redimensionar fotos. Os arquivos criados no Scribus podem ser convertidos em imagens do formato EPS ou em PDF.
Uma grande comunidade é responsável pela evolução do programa. Esta comunidade é existente em diversos países, inclusive no Brasil. O Scribus 1.4.0 tem o tamanho de 51,9 MB e para utilizar o programa é preciso baixar também o GhostScript, que serve para visualizar as página editadas em EPS. Outras versões mais antigas do Scribus também são utilizadas como a 1.3.3.14, que para alguns é a mais estável.