Quando o usuário leigo de computador se vê diante de alguma problema, a primeira reação da maioria deles é chamar um técnico de informática. Enquanto isso, a reação do usuário médio é tentar resolver o problema por conta própria, piorando ainda mais a situação e também chamando um técnico. Então, já que o destino natural da maioria dos usuários é pedir ajuda ao profissional, confira algumas dicas antes de pegar o telefone:
Antes de mais nada, é necessário conhecer ou ter referências do técnico que será chamado. Isso porque qualquer pessoa que tenha um pouco mais de conhecimento em computadores pode se dizer técnico e cobrar das pessoas por problemas que muitas vezes ele não saber resolver. É importante que seja uma pessoa de confiança e com boas referências.
Depois de chamar um técnico, mesmo que ele seja de confiança, é extremamente recomendável que a pessoa não deixe arquivos pessoais importantes acessível para a pessoa que vai mexer no seu computador. O ideal é que a pessoa passe documentos pessoais, fotos, vídeos, etc, para um pendrive ou HD externo antes de entregar sua máquina para o técnico. Caso tenha salvo senhas e dados de acesso nos navegadores de internet, também é recomendável apagar.
Pode ser uma dica óbvia, mas muitas pessoas acabam guardando fotos e vídeos comprometedores nos seus dispositivos móveis e no seu computador, e com a presença do técnico, você nunca poderá ter certeza do destino final daquele material.
Pirataria é crime, todo mundo sabe disso. Mas se, mesmo assim, o usuário opta, por sua conta e risco, de ter algum programa ilegal, é recomendável que ele também seja removido do computador, principalmente se a máquina estiver na garantia e o técnico chamado for de uma empresa autorizada da marca.