Você sabe o que é um “NAS”?

A sigla se refere a um servidor especifico para armazenamento dentro de uma rede

A sigla NAS pode ser desdobrada em Network Attached Storage, que em uma tradução para o português fica como Armazenamento Conectado à Rede. Trata-se de um servidor dedicado ao armazenamento de arquivos dentro de uma determinada rede. O aparelho possui uma entrada de cabo para internet para possibilitar o acesso remoto. A vantagem é que quando o equipamento está ligado as pessoas poderão acessar os arquivos através do acesso a um endereço IP.

nasarray

O equipamento possui CPU, placa-mãe, memória, e até mesmo é possível rodar alguns softwares, mas é importante ressaltar para os usuários que ele não é feito para ser utilizado como um computador. Tanto é que ele é vendido sem nenhum periférico, como teclado ou monitor.

O equipamento possui entrada para discos rígidos, e alguns oferecem modelos com entradas USB para acrescentar outros dispositivos de armazenamento. O NAS possui suporte à tecnologia RAID (Redundant Arrays of Independent Disks), que centraliza a responsabilidade de disponibilizar os arquivos em uma rede, liberando recursos de outros servidores da mesma rede, que são responsáveis por outras tarefas.

Um outro recurso bastante interessante do NAS é que ele tem a capacidade de fragmentar os arquivos, dividindo ele e espalhando entre os diversos dispositivos de armazenamentos. Assim, quando a pessoa for baixar determinado arquivos todos os HD’s vão trabalhar, deixando o procedimento ainda mais rápido.

Apesar de estar cada mais mais difundido, o sistema ainda é mais recomendado para empresas que utilizam grandes redes corporativas par armazenamento de dados.

Você sabe o que é um “NAS”? Dê seu voto para Você sabe o que é um “NAS”?:
VOTE:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (2 votos, média de: 5,00 de 5)

Loading...