Ser doador de órgãos é uma opção de cada pessoa, e deve ser informada sempre para os familiares mais próximos. Independente das crenças religiosas que as pessoas tenham, o fato é que a doação de órgãos já salvou, salva e ainda irá salvar a vida de muitas pessoas. E com a tecnologia fazendo parte ativamente da vida da maioria das pessoas, é possível utilizar a maior rede social do mundo para comunicar publicamente que a pessoa gostaria de doar seus órgãos.
Segundo dados que foram divulgados pelo próprio Facebook, mais de 80 mil brasileiros já se declararam doador de órgãos utilizando sua página. Somente no ano passado, o Brasil foi recordista ao registrar 2.207 doadores no Sistema Nacional de Órgãos – 63% a mais que em 2008, conforme dados do governo. Coincidência ou não, foi logo depois do Facebook implementar esta ferramenta.
1) Entre no seu perfil do Facebook normalmente e clique sobre seu nome para visualizar o seu perfil;
2) No campo de compartilhamento de status, clique na opção “Evento Cotidiano”;
3) Depois no menu que abre escolha a opção Saúde e bem-estar, e depois selecione Doador de órgãos.
4) No campo que abre o usuário pode definir o local onde a pessoa está, definir uma data e depois escrever algo no campo história. Depois disso basta salvar e o status será publicado na linha de tempo do usuário.