A maioria dos usuários de computador sabem o que significa o termo HD, que refere-se sempre ao dispositivo de armazenamento de dados de um determinado computador ou dispositivo eletrônico. A tecnologia neste campo avança rapidamente, e hoje em dia é possível armazenar uma grande quantidade de conteúdo em pequenos dispositivos. Mas ela esta prestes a dar um salto ainda maior com uma nova tecnologia que promete estar nos computadores das próximas gerações.
No ano passado a Seagate apresentou ao mercado um novo tipo de tecnologia de disco que associava o armazenamento em estado sólido com a tecnologia do HD tradicional. Este modelo acabou ficando conhecido como Disco Híbrido.
Esta nova tecnologia que deve causar uma certa estranheza para as pessoas, que é o armazenamento em estado sólido (SDD) é relativamente nova. Ela funciona utilizando chips de memória baseados no circuito integrado em vez de rodar a memória em discos giratórios e peças móveis (caso do disco rígido). Desta forma, a tecnologia permite que os dados sejam lidos muito mais rapidamente, tornando o computador mais rápido como um todo.
O problema que tornava esta tecnologia inviável no mercado é que apenas o SDD é muito caro se comparado as outras tecnologias. Portanto a Seagate decidiu fazer estes discos híbridos que deixam ele mais baratos para o consumidor comum. Estes discos funcionam integrados a um software que consegue armazenar os arquivos mais acessados na parte de armazenamento sólido, trazendo mais velocidade e agilidade para o computador.