Certos nomes ficam marcados pelos seus feitos. Albert Einstein na física, Charles Chaplin no cinema, John F. Kennedy na política, entre tantos outros nomes, mas existem 2 nomes que são relácionados a tecnologia erroneamente como se tivessem sido os criadores dela: Bill Gates e Steve Jobs.
As contribuições destas duas personalidades para o mundo da tecnologia são gigantescas, porém eles apenas desenvolveram usos e metodos para as teorias aue foram inventadas por outras pessoas que normalmente não são creditados pela mídia em geral. Hoje o DownGratis apresenta os 10 Geeks que mudaram mundo cyber.
Alan Turing trabalhou para os aliados na Segunda Guerra Mundial quebrando os códigos que os alemães utilizavam. Ele é considerado o Pai da Ciência da Computação pois seus estudos foram a base percussora do que viria a ser um computador. A máquina de Turing foi o antepassado do algoritmo do computador moderno. Ele é um modelo hipotético que explica a lógica existente no campo computacional.
Sem a contribuição destes 2 engenheiros provavelmente você não estaria lendo esta página, conversando no MSN ou mesmo fazendo downloads. Eles são os pais do padrão TCP/IP, sistema no qual esta montada toda a Internet e redes de computadores em geral.
Se existe alguém que Sergey Brin e Larry Page, Mark Zuckerberg e outros milionários da Internet devem suas fortunas e até vidas é a Tim Berners-Lee. Ele é o responsável por sugerir converter a Arpanet no que viria a ser a Internet atual, Ele foi a primeira pessoa a cria um navegador de Internet, um editor de sites e a 1ª página de Internet, a do CERN europeu.
Hoje existem diversos consoles de vídeogame e para todos os bolsos e gostos, mas se nao fosse por Ralph H. Baer, você só jogaria vídeogame em fliperamas. Ele é o pai dos consoles domésticos de vídeogame.
Agradeça a este senhor quando receber suas contas e mensagens por e-mail porque ele que inventou. Ray Tomlinson trabalhava na Arpanet e criou esse metodo de comunicação via texto para interligar os diferentes segmentos do departamento de defesa dos EUA.
Praticamente todos os programadores tem esta figura como “Deus” já que foi ele que desenvolveu a linguagem C e o sistema Unix, presente nos sistemas Linux e Mac OS X. Sem ele basicamente não teriamos os programas e sistemas operacionais que equipam nossas maquinas porque tudo tem parte de programação em C e os principais sistemas operacionais são em base Unix ou Windows que é codificado em C.
Hoje é extremamente comum as pessoas utilizarem o MSN, Yahoo Messenger e Google Talk mas se não fosse pela invenção deste finlandês, você estaria conversando com seu amigo por email ou telefone. Ele inventou o IRC, o 1º comunicador multiprotocolo.
Muito antes de Kim Dot Com dar pesadelos para a industria de música e filmes com o seu MegaUpload, existia um programa de compartilhamento de músicas chamado Napster, percurssor do P2P e compartilhamento de arquivos em geral.
Aquela velha historia de “arranjam um método de proibir e no dia seguinte aparecem 5 meios para burlar a trava” é uma constante na tecnologia. Logo quando a industria fonográfica fechava o cerco ao P2P, Bram Cohen criou o que seria a caixa de Pandora para os fabricantes criando o protocolo Bittorrent que foi uma revolução no compartilhamento de arquivos.
Ele é o responsável por você estar lendo em seu tablet ou iPad algum livro ou revista, pois foi ele que inventou o conceito do e-book que permite a leitura de livros em computadores e gadgets. Também foi ele o pai do projeto Guttenberg que foi a 1ª biblioteca virtual do mundo.