Enquanto a humanidade não desbravou o mundo inteiro, muitas lendas eram passadas de geração em geração sobre o que poderia estar na parte escura do mundo, ou seja, aqueles lugares que não eram explorados. Diversas terras lendárias surgiam no imaginário das pessoas e muitas delas chegaram até nossa geração. Confira uma lista com as 10 terras perdidas e lendárias:
Lemúria também é conhecida como Mu e é o continente que teria sido engolido pelo mar, atualmente poderia ser localizado sob o Oceano Pacífico ou Indico. Mitos diziam que as pessoas que habitavam este continente eram criaturas semelhantes a grandes macacos que tinham o poder da telepatia.
Cibola era conhecida pelos conquistadores espanhóis do século 16 como uma das sete cidades de ouro que estaria localizada na América do Norte. Diversas forças expedicionárias foram enviadas, em segredo, para fazerem buscas a estas terras de ouro.
Shambala seria uma terra mística, que seria encontrada entre montanhas nevadas e que teria como grande atrativo uma cidade de ouro no seu centro. Referências a estas cidades aparecem em diversos textos sagrados e também tradições de países do oriente.
De acordo com as lendas que citam este local, trata-se de uma cidade subterrânea que teria ligações com os quatro cantos da Terra. Tudo isso seria feito através de um complexo sistema de túneis.
O local e citado em algumas lendas irlandesas como uma ilha que é totalmente coberta por névoa e que só pode ser vista uma vez a cada sete anos, mas que nunca conseguiu ser alcançada. De acordo com as informações nas lendas, este local estaria localizado no Oceano Atlântico.
País fictício que e a casa de Sir Tristan, um dos cavaleiros lendários da távola redonda do Rei Arthur. Nunca ninguém obteve informações sobre sua localização exata, e tudo que se sabe dela é que o local afundou no mar.
Outro reino afundado, que está supostamente localizado na área entre as ilhas Ramsey e Bardsley. Alguns mitos acreditam que que a terra foi fortificada contra o mar por um dique.
Uma das cidades fantásticas mais exploradas pela ficção moderna, estaria localizada no México e teria sido toda pavimentada de ouro pelo governante, um rei-sacerdote muito rico chamado El Dorado, que dá nome ao local. O local teria sido ouvido em lendas contadas pelos índios locais na época da colonização.
Esta é uma ilha lendária que seria o local onde os aventureiros poderiam encontrar a montanha onde teria sido forjada a espada mais famosa do mundo, Excalibur. Dizem, inclusive, que Rei Arthur, que teria sido levado para este local depois da Batalha de Camlann, nunca teria morrido, apenas aguarda no local até a chegada do momento de reunir novamente o seu povo.
Com certeza a mais famosa das cidades perdidas, supostamente teria desaparecido 10000 anos atrás, e teria sido completamente destruída do dia para a noite com terremotos e inundações. Existem várias correntes de historiadores que realmente acreditam que Atlântida tenha existido e que seu império teria chegado a partes da África, Ásia, Europa e Américas.