Conheça os melhores filmes de guerra

Seleção com os melhores filmes de conlitos armados

A guerra bem ou mal tem uma ligação tão simbiótica com a humanidade quanto a torrada com manteiga tem com café pela manhã. Essa sinfonia da destruição é a resposável pelo avanço tecnologico do homem desde que ele deixou de ser um macaco e inumeras invenções surgiram com propositos militares ou da necessidade em meio ao conflito.

Um bom exemplo é a Internet, o leite condensado, o brigadeiro, o GPS, o relógio de pulso, computadores, as senhas, todas elas foram inventadas durante a guerra ou como acessórios para o campo de batalha. O DownGratis selecionou alguns dos melhores filmes de guerra já produzidos.

O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan)

O filme que inspirou Steven Spielberg a criar a serie Medal of Honor. O longa conta a história do desembarque na Normandia no Dia D, o dia que os aliados organizaram o maior desembarque naval da história contra a Alemanha Nazista na Segunda Guerra. Logo ao desembarcar na Normandia, o capitão John Miller recebe a missão de resgatar com vida o soldado James Ryan, que caiu dentro das linhas inimigas.

Tempo de Glória (Glory)

A guerra da secessão dos EUA tem uma conotação tão forte quanto a guerra da independência para os americanos. O filme retrata a história 54th Infantaria Voluntária de Massachusetts, a primeira unidade formal do Exército dos EUA que era composta inteiramente de homens afro-americanos, comandada pelo Coronel Robert Gould Shaw, seu comandante durante a Guerra Civil Americana.

Glória Feita de Sangue (Paths of Glory)

Um fato inegável é que em um embate entre 2 exercitos, a infantaria da linha de frente é a divisão que mais recebe baixas de combate de forma natural pelo inimigo, mas também não é incomum que os comandantes ordenem abrir fogo ou bombardear uma região onde estão suas unidades e as do inimigo. Este filme situado na 1ª Guerra Mundial conta a historia do Coronel Dax que decide interceder em uma corte marcial contra uma ordem de um ataque suicida dada por um general francês que usaria suas tropas como isca e bombardearia a trincheira com sua artilharia.

Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia)

Não é mérito apenas de filmes de comédia começarem a história com a morte do personágem principal e o filme todo ser um flashback de algum momento da vida do proprío. O filme conta a história de T.E. Lawrence que acaba morrendo em um acidente de motocicleta e acaba revendo em flashbacks diversos momentos de sua vida inclusive quando ele era tenente do exército Britânico no norte da Africa na 1ª Guerra e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos.

Nada de Novo no Front (All Quiet on the Western Front)

Foi este filme que criou a conhecida frase “Nada de novo no Front Ocidental…”. Este longa retrata a 1ª Guerra Mundial pelo ponto de vista dos Alemães com 4 soldados voluntarios, quebrando um pouco o estilo de aliados bonzinhos e o outro lado ruim e maligno, já que em uma guerra não existem bons ou maus, apenas vencedores e perdedores sem maniqueísmo de desenhos e livros de ficção.

A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai)

Esse filme foi imortalizado pela música de assobio que ficou conhecida como tema do filme. Ele conta a história da Segunda Guerra do outro lado do mundo, no Pacifico onde um coronel inglês e sua tropa foram capturados pelos japoneses e obrigados a construir uma ponte ferrea sobre o Rio Kwai.

Tema do filme

U-571 – A Batalha do Atlântico (U-571)

O que seria de uma seleção de filmes de guerra sem um filme de submarino. É incontestável que os alemães eram bons em criar incriveis maquinas de guerra e este filme é a prova. Durante a Segunda Guerra Mundial, os navios aliados eram torpedeados diariamente pelos submarinos U-boats alemães. A bordo do submarino S-33, o tenente Andrew Tyler e seu superior, o comandante Mike Dahlgren recebem uma missão de se aproximar de um destes submarinos com o objetivo de conseguir uma maquina conhecida como ENIGMA que permitirá decifrar os códigos alemães utilizados na guerra. Porém, um ataque não esperado surpresa faz com que S-33 afunde e seus sobreviventes tenham que seguir viagem no submarino alemão U-571 que esta seriamente avariado.

Círculo de Fogo (Enemy at the Gates)

Que a propaganda pode ser a mais destrutiva das armas de guerra isso é um fato, mas não foi apenas Joseph Goebbels que percebeu isso na Segunda Guerra. O filme retrata a história de Vasily Zaitsev, um jovem atirador do exército vermelho, que convencido por um amigo e comissário político torna-se o ícone da propaganda russa em plena 2ª Guerra Mundial. Sua fama de atirador acaba por chamar a atenção da Wehrmacht nazista que envia seu melhor atirador de elite com o objetivo de acabar com o plano de publcidade de Stalin.

Os Canhões de Navarone (The Guns of Navarone)

Outra especialidade que os alemães desenvolveram durante a Segunda Guerra Mundial foram colocar gigantecos canhões em paredões de pedra de frente para o mar para desencorajar o engraçadinho que tentasse invadir a Europa com um punhado de vasos de guerra. Este filme conta a história de uma destas fortalezas costeiras e o plano dos aliados em destruir a arma.

Apocalypse Now (Apocalypse Now)

Este filme é de longe um clássico. Quem não lembra da cena épica do ataque de helicopteros dos EUA a um campo vietcong ao som de A cavalgadas das Valquírias de Wagner?, uma das cenas imortalizadas do cinema. O filme conta a história de um coronel que enloqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos e o exército dos EUA decide enviar uma unidade comandada por um capitão linha dura para eliminar a ameaça.

Vídeo Cavalgada das Valquírias Apocalypse Now

Conheça os melhores filmes de guerra Dê seu voto para Conheça os melhores filmes de guerra:
VOTE:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (3 votos, média de: 4,67 de 5)

Loading...