Para programadores, analistas de sistema e outros profissionais do campo da informática, responder o que é um banco de dados pode ser uma tarefa bem simples. Pelo menos utilizando os termos técnicos. Mas para a grande maioria dos usuários, a ideia de banco de dados ainda é um tanto quanto abstrata. Mas é importante que todos saibam que usuários invariavelmente terão contato com banco de dados em algum momento na sua forma mais bruta, já que eles estão presentes na vida de todos o tempo todo, seja na hora de tirar dinheiro no caixa eletrônico, passar o crachá na entrada do trabalho, fazer compras com cartão, dentre muitas outras atividades.
Antes de prosseguir é importante deixar claro que este artigo é destinado para pessoas completamente leigas no assunto, e tem o objetivo de ilustrar o conceito de banco de dados. Portanto, se você trabalha diretamente com estes recursos e consegue escrever uma instrução SQL de olhos fechados, talvez este artigo não seja tão útil.
A melhor forma de ilustrar este conceito é com uma tabela de Excel. Pense em uma em uma lista simples de cadastro de uma loja, onde existam diversos campos para serem preenchidos, como nome, telefone e endereço. Mas o dono da loja quer saber o comportamento de cada cliente, e para isso insere em cada linha uma outra tabela relacionando o nome do cliente ao que ele compra em determinado dia. Estas duas tabelas criam um banco de dados. Os programadores precisam ligar estes pontos para permitir que o dono da loja saiba o que cada cliente está comprando, o que os homens mais compram, o que as mulheres mais compram, etc.
Ou seja, todas as informações que são acessadas acabam estando organizadas nestas planilhas, que formam a base do banco de dados.