Interface computadorizada com o cérebro para situação de dano espinhal

Invento permite que pessoas imobilizadas consigam fazer diversas tarefas

A tecnologia está sempre trazendo novas esperanças para as pessoas que passam por dificuldades em virtude de deficiência física e mental. A mais nova excelente noticia que surgiu dá conta de estudos feitos pelo Hospital Geral de Massachusetts, localizado nos Estados Unidos, mostrou avanços em uma técnica que vai permitir que pessoas que sejam paraliticas possam mover determinados equipamentos e controlar computadores e dispositivos robotizados apenas com a força do pensamento.

diagrama

Batizada de BrainGate, esta tecnologia promissora está sendo desenvolvida desde 2001. Em 2006, a FDA, órgão de saúde norte-americano, autorizou a realização do primeiro teste em um ser humano. Com o andamento das pesquisas, e com o avanço tecnológico incorporado na interface cérebro-computador, aquela entidade aprovou agora o teste em pacientes em larga escala.

A pessoa que se submete a este tratamento tem um chip que é implantado no córtex motor. Quando a pessoa pensa em mover um braço, por exemplo, um sinal é enviado e codificado pelo corpo, mas não consegue realizar determinada tarefa em virtude da deficiência do corpo. Mas com o chip, este sinal é traduzido e enviado para um determinado computador, que aciona um mecanismo que poderá estar instalado no próprio braço da pessoa, fazendo com ele funcione.

Os estudos estão em fase de testes em voluntários.

Interface computadorizada com o cérebro para situação de dano espinhal Dê seu voto para Interface computadorizada com o cérebro para situação de dano espinhal:
VOTE:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votos, média de: 5,00 de 5)

Loading...