As senhas são feitas basicamente para proteger o usuário. Mas muitos deles consideram estas senhas mais um problema do que uma solução. Afinal de contas, cada vez mais temos que decorar senhas. Principalmente com o crescimento da utilização da internet. Cada site ou rede social que a pessoa se cadastra é mais uma senha que precisa ser decorada. Além disso, ainda existem as senhas bancárias, senhas de alarmes de casa ou empresa, senhas de acesso a serviços como telefone, dentre muitas outras.
Com isso, os usuários estão cada vez mais relapsos com suas senhas. Na tentativa de não perder nada, muitas pessoas colocam a mesma senha para diversos serviços. Mas o que acontece é que se um Hacker descobrir a senha de um jogo online que tenha um sistema de segurança vulnerável, por exemplo, ele poderá tentar a mesma senha para entrar na conta bancária da pessoa.
Além disso as pessoas também passam a apelar para senhas mais simples, o que na prática acaba não adiantando nada, ainda mais quando estamos falando das redes sociais, que cada vez mais armazena informações importantes sobre a vida da pessoa.
Pesquisadores estão estudando formas de tornar a internet de um modo geral mais segura. A validação biométrica, através das digitais, já é uma realidade, mas mesmo assim em muitos casos se torna ineficientes, principalmente por exigir que os computadores tenham um leitor de digitais.
O que muitas empresas estão estudando é a possibilidade de popularizar o reconhecimento de padrões para serem utilizados como senha. Todo computador hoje em dia vem com uma webcam que pode registrar rosto e movimentos peculiares da pessoa. A ideia é utilizar este conjunto de fatores ao invés das senhas. Mas esta realidade ainda está um pouco distante.