A Inteligência Artificial é um campo da ciência cujo nome praticamente é auto-explicativo. Partindo do principio que apenas seres humanos possuem inteligência, a inteligência artificial tem como principal objetivo criar esta habilidade em máquinas e computadores para que eles possam realizar determinados tipos de tarefas tão bem, ou muitas vezes melhor, do que uma pessoa.
A Inteligência Artificial foi um campo da ciência que acabou sendo muito estudado durante a Primeira Guerra Mundial. Aliás, a guerra, apesar de todo o lado ruim que já conhecemos, também sempre foi considerada uma grande alavanca para avanços da ciência. O objetivo era fazer armas mais inteligentes. Na década de 60 surgiu o conceito que seria possível imitar as redes neurais humanas em máquinas. Os avanços neste campo foram pequenos até se chegar na década de 90.
A inteligência artificial já está presente no nosso dia a dia, seja em programas de computador, games, aplicativos de segurança, sistemas informacionais, robótica, etc. Mas a inteligência que existem neste sistemas ainda é muito dependente do conhecimento humano.
Diferente é a Inteligência Artificial dentro da ficção, onde ela se apresenta sempre relacionada a robôs ou máquinas em geral muito inteligentes e totalmente independentes do ser humano, muitas vezes causando catástrofes, como a retratada em filmes como a Matrix.
Tudo indica que os pesquisadores conseguirão um meio termos entre a funcionalidade de sistemas inteligentes e a sua total independência dos humanos. Cada ano que passa os sistemas lançados possuem mais autonomia, resta saber até que ponto os pesquisadores chegarão.