Antes se achava que o tamanho da cabeça da pessoa estava diretamente relacionada a capacidade que a pessoa tem de pensar. Depois disso, esta teoria foi desacreditada, dizendo que o tamanho não influenciava em nada na capacidade intelectual da pessoa. Mas recentemente os cientistas mudaram de ideia novamente. Segundo resultados das últimas pesquisas realizadas pelo Universidade de Washington, o tamanho do cérebro pode definir a inteligência da pessoa.
Os testes foram feitos com espécies de scanners que monitoram toda a atividade do cérebro quando ele está sendo utilizado para determinadas atividades. Segundo os dados do relatório final da pesquisa, o tamanho do cérebro influencia 6,7% na inteligência da pessoa.
Além do tamanho do cérebro, os cientistas também estudaram as conexões neurais entre o córtex pré-frontal esquerdo (logo atrás da testa) e o restante do cérebro. Quanto mais conexões a pessoa tiver nesta área, mas inteligente ela é também. Estas conexões podem influenciar em até 10% o QI da pessoa, índice que é utilizado para medir a inteligência.
Os pesquisadores comentaram que, apesar da evolução da ciência, ainda há muito o que descobrir sobre o funcionamento do cérebro. Mas eles dizem que daqui há alguns anos poderá ter um teste padronizado que poderá ser feito nas crianças para medir o quão inteligente elas serão.