Para montar as trilhas existentes em circuitos é utilizada uma técnica meio similar a revelação fotografica que envolve mergulhar a placa e o molde em banhos quimicos que não são muito usuais ou praticos para a maioria das pessoas, mas uma empresa do Reino Unido desenvolveu uma especie de tinta que permite criar as trilhas de circuitos de uma forma mais simples.
A Bare Conductive está começando a comercializar um tipo de caneta de tinta condutiva que podem ser usadas em projetos DIY (Do-It-Yourself – Faça você mesmo) como uma opção para trilhas e soldas. Além disso, a tinta também serve como um tipo de cola que permite prender resistores, leds e outros componentes em placas e circuitos sem precisar utilizar as soldas. Essa tinta condutiva permite que você monte circuitos simples usando praticamente qualquer tipo de material como cartolina, madeira, plástico ou outros materiais como base do circuito.
A tinta é solúvel em água, tornado-a um pouco mais demorada de secar que uma caneta convencional, mesmo uma camada fina demora de 5 a 10 minutos. É possível cobrir a tinta utilizando tinta PVC ou outro tipo de tinta não condutiva para criar circuitos com várias camadas ou para melhorar a resistência do material à água.
O fabricante não informa o nível de condutividade nem informações sobre a composição, que seria realmente interessante conhecer. Outras tintas condutivas são baseadas em materiais mais abrasivos, como ácidos ou solventes, usados para pigmentos metálicos em suspensão e normalmente usados em bahos quimicos de circuitos e placas, sendo esta tinta condutiva solúvel em água, que adere sobre vários materiais algo realmente novo.