Quem gosta de futebol na vida real vai pirar jogando o Football Superstars, que é um game que simula uma partida do esporte mais apreciado pelos brasileiros, seguindo o estilo de Second Life. No Football Superstars você cria um personagem, passa por cidades e constrói uma carreira como jogador, assinando contratos e realizando treinamentos. Você terá a oportunidade de conhecer amigos e parceiros reais que tem o mesmo sonho.
É preciso realizar um registro no site oficial do game. Após a confirmação, via e-mail, você deverá criar o seu personagem, dentro do game. Você pode escolher desde altura, peso, traços, cor, sexo, rosto até roupa e habilidades práticas. Mas, não se esqueça, é preciso também dar um nome a ele.
Então, você poderá andar pelas cidades que contam com metrôs, lojas de roupas e outros jogadores que são pessoas reais que estão em uma comunidade. Você poderá interagir com elas, conversando e até convidando-as para um jogo.
Logo será criada uma lista com os times que têm vagas para jogadores. Ao final de cada treino ou jogo, o seu personagem ganha pontos de experiência que garantem uma maior habilidade com a bola.
No começo você estará um pouco confuso com os controles e a partidas. Mas, é fácil de resolver isso… Enquanto você passeia pela cidade, terá um radar no canto esquerdo da tela: o centro é a sua posição no mapa e a flecha mostra a direção em que você está olhando, já os pontos azuis são os preparadores e os laranjas tutoriais. Não perca a oportunidade de bater um papo com um deles.
A movimentação é pelas teclas W, A, S e D e a barra de espaço realiza ações como marcar e passar. Você também pode escolher jogar com o mouse que com o movimento dá a direção e com cliques as ações.
Mas, é preciso, antes de mais nada, estar ligado a um servidor. Vá até Server e espere a atualização do banco de dados, que mostrará as salas disponíveis.
Você pode ganhar troféus e propostas de trabalho, dependendo da sua atuação em jogos e campeonatos.
Esta versão de Football Superstar dá a possibilidade de treinar um clube, criando o PMC – Player Managed Clubs, isto é, Clubes Gerenciados por Jogadores. Antes, cada usuário controlava um jogador, menos o goleiro. Mas, agora, você não joga mais com outros competidores e sim é o responsável pelo seu time ir bem ou mal nas partidas.
Você pode escolher os jogadores, definir posições, marcar partidas e até fazer o escudo, o nome da equipe e uniforme. Além disso, seu time pode disputar jogos e desafiar outros grupos. Veja todas as funções dentro de um clube:
Gerente – toma conta do time desde a contratação até a distribuição de funções.
Técnico – é responsável pelo grupo dentro do gramado. Precisa fazer o direcionamento dos jogadores e substituí-los, se for preciso.
Capitão – pode ser o melhor jogador como também o mais motivador.
Olheiro – ele é quem faz a busca de jogadores e assiste a replays e estuda as jogadas.
Membro – é um jogador que deverá mudar os jogos e fazer o melhor jogo possível. Se ele quiser ser treinador, será preciso ser Premium, isto é, pagar taxas mensais.
Especificação mínima
Windows XP:
CPU: Intel Pentium 4 2.2 Ghz or AMD 2500+
RAM do sistema: 1GB
Placa de vídeo NVIDIA 5200 or ATI Radeon 9600
RAM do vídeo 128MB
Versão: 1.0;
Idioma: Inglês / Português;
Tamanho: 4.3 Mb;
Licença: Grátis;