Para quem gosta de arte, especialmente de teatro, e deseja saber sobre como é a vida de um grupo de teatro de rua, artistas que ganham pouco e enfrentam uma série de dificuldades para conseguir levar a sua arte para outras pessoas, este é uma dica de livro imperdível. A Carroça do Sonho e os Saltimbancos foi escrito por Roberto Nogueira e é descrito como um documentário vivo registrado no papel.
Os registros acompanham três décadas de existência de um teatro itinerante que passou por diversas cidades do estado de São Paulo.
A Carroça do Sonho e os Saltimbancos foi escrito e pesquisado por Roberto Nogueira, ator e diretor formado pela EAD/ECA/USP, participante de diversas montagens teatrais, como: Marat-Sade de Peter Weiss, Divinas Palavras de Valle Inclan, A História Geral das Índias de José Vicente de Paula, Frei Caneca de Carlos Queiroz Telles, e outros, que com uma equipe de atores e técnicos, mergulharam na aventura do teatro paulista, agora, com justiça, ganha o seu devido reconhecimento com este volume da Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
A história de uma antiga carroça de lixo puxada por burros nos anos 1950, abandonada nos depósitos da prefeitura, se transforma nos anos 1970, num palco sofisticado capaz de levar cultura aos lugares mais inusitados do país.