Um livro que acabou se tornando um dos grandes clássicos da literatura nacional foi A Alma Encantadora das Ruas, escrito por João do Rio. Trata-se de um livro que diferente das demais histórias criadas na mesma época, já que se utilizava da chamada crônica urbana para retratar uma série de histórias sobre a cidade do Rio de Janeiro.
Com este livro o escritor acabou ficando conhecido como um dos mais perfeitos retratistas das transformações pelas quais a então capital do país passava. Para rechear suas histórias do Rio de Janeiro com uma grande quantidade de realidade, o autor se utilizava da sua vasta experiência como jornalista.
Além das histórias, que acabam sendo interessantes por si só, o autor também consegue demonstrar algumas das principais características da sua forma de escrever, como as descrições que são sempre muito detalhistas.
Com isso a obra acabou se tornando uma grande referência para jornalistas e pessoas que desejam entender melhor quais foram as transformações mais profundas pelas quais a cidade do Rio de Janeiro acabou passando.
João do Rio nasceu e também morreu na cidade do Rio de Janeiro. Além disso acabou se tornando o autor que mais realmente conseguiu se identificar com a cidade, que viveu profundas transformações entre os anos de 1881 e 1921, período que viveu o escritor.
João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto era o nome completo do autor, filho de professor de matemática e uma dona de casa. Aos 15 anos o autor já demonstrava os seus dotes literários e aos 17 anos teve o seu primeiro texto publicado no jornal O Tribunal. A partir daí segui com a sua carreira jornalística e também foi professor, além de escrever uma série de livros e de peças de teatro.
Autor: João do Rio;
Idioma: Português;
Número de páginas: 141;
Formato: .pdf;
Licença: Grátis;