A Dama das Camélias (La dame aux camélias) acabou se tornando um livro clássico pela quantidade de obras que passaram a se inspirar nesta história e até mesmo citar ela nas mais diversas mídias, desde livros até cinema passando pelos palcos do teatro. O romance foi inscrito originalmente no ano de 1848 pelo escritor Alexandre Dumas Filho.
O escritor francês se utilizou de histórias pessoais para criar este romance, sendo que boa parte da trama acabou se baseando nas relações entre o escritor e a cortesã Marie Duplessis. O escritor enfrentou uma infância difícil, longe do pai por ser um filho ilegítimo, e acabou encontrando na cortesã a estabilidade emocional que precisava.
A história acontece durante um dos acontecimentos históricos mais importantes da França, a Revolução de 1848. O romance principal da trama de A Dama das Camélias acontece entre Margarita Gautier e Armando Duval.
Margarita é considerada a mais desejada cortesã de Paris da época, enquanto que Alexandre nada mais é do que um jovem estudante de direito que busca o amor que não teve dentro de casa. O problema é que este jovem faz parte de uma das famílias mais tradicional de Paris do século XIX.
Os dois terão que enfrentar a intolerância da sociedade para conseguir viver o seu amor.