Itinerário Pecado é uma proposta inovadora e envolvente de escrita de um livro todo em versos, o que pode causar uma certa estranheza para os leitores que não estão acostumados mas que traz um enredo bem interessante.
Trata-se de uma história escrita no formato de Peça Trágica, que apresenta ao longo de sua estrutura versos ora hendecassilábicos, ora livres.
Alguns temas acabam saltando a vista dos leitores, como a filosofia, a loucura e a condição trágica dos personagens abordados na trama, que buscam sentido para sua própria existência.
Atuando de forma diversa ao escrúpulo convencional, o protagonista age intensamente nas situações que se lhe apresentam, e se auto-define quando alega ( em variante de premissa hamletiana – ser ou não ser ação ) que “o entendimento seguido da ação é peculiar a homens refinados e de natural inclinação para o mal”. Armado de um raciocínio niilista e de sanidade questionável, o jovem vai dialogando com os demais personagens, atraindo a solidão de seus mundos e os colocando em movimento.
O coadjuvante é um jovem delicado e inclinado ao lúdico, para quem o entendimento nunca se projeta de modo feroz, contudo ele é atraído pela postura e ferocidade do protagonista, supondo que, por trás da violência deste, esconde-se alguma metafísica nova. E, assim, loucura e lucidez se consomem com fome mútua e seguem como verdades secundárias ante a beleza e a dor.
Autor: Max Idalgo;
Idioma: Português
Tamanho: 10 Mb;
Formato: .pdf;
Licença: Grátis;