Lampião e os Meninos é um livro escrito por Cláudio Aguiar. A história foi contada no formato de novela e possuí como principal característica os capítulos que foram construídos não apenas para criar uma história em conjunto, mas também para serem lidos como contos individuais.
Cláudio Aguiar nasceu no Ceará no ano de 1944, formado na Faculdade de Direito do Recife e doutor pela Universidade de Salamanca. Conquistou diversos prêmios literários nacionais. Em virtude do conjunto de sua obra, em l994 foi escolhido, entre escritores latino-americanos, para receber em Espanha o prêmio-homenagem, de caráter internacional, perante a prestigiosa Cátedra de Poética Fray Luís de León, da Universidade Pontifícia de Salamanca.
Zulmira Pecado
1
Rosenda ainda permanecia submergida num mar de lembranças, quando se assustou ao ver Zulmira Pecado, já dentro de sua casa, perguntando aos gritos:
– Dona Rosenda soube das novidades?
Àquela hora da manhã, Zulmira apresentava as unhas pintadas e os olhos retocados a lápis. Os lábios excessivamente carregados de batom harmonizavam-se com o forte perfume que, de repente, inundou toda a sala. Parecia impaciente, porque não parava em nenhum lugar, como se a notícia que tinha para dar à costureira fosse algo extraordinário. Rosenda, porém, ficou no seu canto, indiferente ao que dissera a vizinha. Talvez por isso, ela se aproximou da velha e repetiu quase rente ao seu ouvido:
– Já soube das novidades?