A escravidão no Brasil, assim como em diversas partes do mundo, foi um período de relação social onde acreditava-se que o ser humano da cor branca era superior do que o ser humano da cor negra, e portanto poderia reclamar direitos sobre eles. No caso do Brasil, houve uma grande exploração, em termos de mão de obra, dos negros que eram trazidos do continente Africano.
A escravidão teve o seu fim, oficialmente, no dia 13 de maio do ano de 1888, com a assinatura da Lei Áurea. E uma obra importante sobre este período da história brasileira, que foi bastante conturbado, uma vez que o final da escravidão acabou alterando completamente o estrato social da época, é O Abolicionismo, escrito por Joaquim Nabuco.
O livro traz uma série de artigos escritos na época e que acaba sendo uma fonte muito importante de informações do que aconteceu no Brasil com o final do período de opressão e exploração contra os negros.
Joaquim Nabuco acabou entrando para a história como um dos grandes diplomatas do Império do Brasil, período da história entre os anos de 1822 até 1889. Mas ele teve diversas funções e profissões ao longo da sua vida: político, diplomata, historiador, jurista e jornalista.
Joaquim Nabuco foi considerado um dos grandes defensores do abolicionismo no Brasil, e nas suas obras sempre deixou bastante claro que a sua posição era radicalmente contra a escravidão, mesmo tendo sido criado em uma família escravocrata.
Autor: Joaquim Nabuco;
Idioma: Português;
Número de páginas: 104;
Formato: .pdf;
Licença: Grátis;