Lima Barreto é considerado como um dos autores mais importantes da língua portuguesa. Talvez a sua história mais clássica tenha sido “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, mas o autor também fez um excelente trabalho em um gênero um pouco diferente: os contos. E um dos livros mais importantes que exemplifica este gênero sob a ótica do autor é O Homem que Sabia Javanês e Outros Contos.
Esta foi uma compilação criada depois da morte do autor e conta com uma série de contos que foram criados durante o período de atividade literária mais movimentada do autor. E tanto nos contos quanto em outros formatos, Lima Barreto conseguiu criar uma marca importante na sua obra, seguindo um formato e um estilo inovador do que era apresentado na sua época.
Em O Homem que Sabia Javanês, o autor narra a história de um jovem baiano que assume a importante tarefa de traduzir um livro que está escrito em Javanês para um velho homem que depende daquele conteúdo para conseguir encontrar a sua felicidade verdadeira.
Afonso Henriques de Lima Barreto, que ficou mais conhecido apenas pelo nome de Lima Barreto, nasceu no dia 20 de maio de 1881 e morreu no dia 1º de novembro do ano de 1922, aos 41 anos de idade.
Lima Barreto nasceu em uma família humilde, sendo que seu pai era filho nascido de escravos e sua mãe era filha de escravos que haviam sido agregados a uma família. Como o seu pai exercia a profissão de tipógrafo, acabou seguindo os mesmos caminhos, começando a trabalhar posteriormente como jornalista.
Lima Barreto, em sua obra, tinha uma visão extremamente crítica em relação ao regime republicano vigente no Brasil durante a sua vida.
Autor: Lima e Barreto;
Idioma: Português;
Número de páginas: 68;
Formato: .pdf;
Licença: Grátis;