Eça de Queirós é um dos escritores mais importantes da língua portuguesa e lançou muitos clássicos. Mas no caso de O Mistério da Estrada de Sintra, um dos seus maiores clássicos, trata-se de um livro que acabou sendo escrito a quatro mãos juntamente com o escritor Ramalho Ortigão.
O romance acabou não sendo publicado diretamente em um livro, mas sim nas páginas do Diário de Notícias, sendo que todos os capítulos da história acabaram sendo publicados no formato de cartas anônimas que eram enviadas pelos escritores para a redação do jornal.
Este livro também é importante para a literatura portuguesa porque é considerado como uma das primeiras narrativas policiais da literatura do País. Agora os usuários poderão baixar a versão digital do livro O Mistério da Estrada de Sintra.
A história começa com o sequestro de um médico – Dr.*** – e de seu amigo escritor – F… O rapto, realizado por quatro mascarados, ocorre na estrada de Sintra. O Dr.*** e o seu companheiro são levados para uma misteriosa casa, onde se encontrava o cadáver estrangeiro. Sabendo que um deles era médico, os raptores pretendiam verificar se, de facto, o homem estava morto. Entretanto, são surpreendidos pela entrada de um jovem – A.M.C., que viria a esclarecer todo o mistério.
Rytmel era, afinal, um oficial britânico que morreu vítima de uma dose excessiva de ópio que lhe dera a amante – condessa de W., prima do mascarado alto. Esta desejava apenas adormecê-lo para confirmar nos seus papéis se ele era ou não amante de uma irlandesa.
A condessa de W. era casada com um homem rico que não a fazia feliz. Conhecera Rytmel numa viagem que fizera com o marido e com o primo a Malta. Cármen disputara Rytmel com a condessa. Quando Rytmel lhe anuncia a sua vinda, esta suspeitando do seu namoro com uma outra mulher, Miss Shorn, fica enciumada e mata-o involuntariamente.
A.M.C., estudante de Coimbra, honesto e provinciano, ouviu as confidências da condessa e dispôs-se a ajudá-la na noite do falecimento de Rytmel, em que a encontrara desvairada e nervosa. Quando volta ao local do crime, a pedido da condessa, encontra os bandidos, o médico e o seu amigo.
Todos juntos julgariam a atitude da condessa e fariam o enterro do pobre inglês. Luísa acaba por se isolar num convento.
Idioma: Português;
Tamanho: 200 Kb;
Licença: Grátis;