Os Novos Escribas é um livro recomendado especialmente para estudantes de jornalismo, mas também pode ser apreciado por pessoas que queiram entender melhor como funciona o processo jornalístico.
A ideia por trás dos “Novos Escribas” defendida pelo autor é que os jornalistas atuais estão perdendo sua capacidade de investigação e ficando nas mãos somente das autoridades competentes.
Ou seja, os profissionais que já foram considerados o 4º poder justamente por conseguir investigar e desvendar esquemas e maracutaias agora dependem apenas da investigação da polícia, dos promotores, dos procuradores e de outros agentes do órgão fiscalizador.
O autor, para embasar sua teoria, estuda de perto o caso da cobertura jornalística dos escândalos políticos em três revistas semanais do país – Veja, IstoÉ e Época – nos anos em que houve disputa presidencial desde a redemocratização, da eleição de Fernando Collor de Mello, em 1989, à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006.
O autor aponta os ricos deste tipo de jornalismo, já que na medida que fica dependendo das investigações oficiais o jornalista pode ficar mais vulnerável e passa a sofrer o risco de ser utilizado por fontes.
Autor: Solano Nascimento;
Idioma: Português
Número de páginas: 111;
Formato: .pdf;
Licença: Grátis;