O aTunes foi um projeto que, originalmente, foi pensado para ser um clone do iTunes para Linux e Unix. Mas o projeto acabou ganhando outras proporções e também acabou ganhando uma versão para Windows. Os usuários que já viram alguma vez o iTunes não terão muitas surpresas com o visual e com as funcionalidades do aTunes. É possível encontrar diversas funcionalidades, desde gerenciadores de títulos e até ferramentas para ripar CDs.
Algumas funcionalidades novas foram disponibilizadas para os usuários que baixaram a última versão do software. Uma delas é a que busca automaticamente a letra da música que está tocando e exibe no player juntamente com outras informações. Ou seja, você não vai precisar mais pesquisar no Google a letra da música que está tocando para fazer sua sessão de karaokê.
Além disso, o aTunes suporta skins customizadas de bandas ou outros temas que podem ser instalados no seu tocador. Além disso, o programa consegue executar estas diversas funcionalidades ao mesmo tempo, sem interferir em nada no desempenho do seu computador, uma vez que o programa é muito mais leve do que a maioria dos seus concorrentes, além de ter uma interface bonita e simples.
Para os desenvolvedores de plantão, o tocador tem código aberto, ou seja, você pode baixar e mexer a vontade na programação para tentar incorporar outras funções ao seu player. Originalmente o player suporta os seguintes formatos: MP3, MP4, OGG, WAV e WMA.