Um dos maiores empecilhos para quem está com vontade de largar o Windows e começar a utilizar o Linux é a falta de compatibilidade com os programas que rodam no OS da Microsoft. Para resolver este problema, programadores desenvolveram o ReactOS, uma versão do Linux que é compatível com os programas do Windows.
Não é só a compatibilidade de programas que faz o ReactOS se aproximar do sistema operacional da Microsoft. A própria interface do ReactOS vai trazer confusão a usuários menos atentos. A interface se assemelha com a versão NT do Windows e a compatibilidade de programas é com softwares que rodam nas versões Vista, XP e NT.
O ReactOS está em fase de testes ainda. Tanto que os próprios programadores aconselham aos usuários não instalarem o programa para uso intensivo. De qualquer forma, se você quiser ver como é o “Linux para Windows”, vale a pena baixar o ReactOS e instalá-lo em uma máquina virtual. De qualquer forma, é bom ficar ligado, pois os desenvolvedores prometem em breve um OS livre que pode bater de frente com o sistema da Microsoft.