Distribuições Linux são diversas. Mas normalmente seguem 1 das 2 principais ramificações, ou são distribuições baseadas em pacotes RPM (Red Hat), ou são baseadas no sistema Debian. Para o usuario, distribuições baseadas em pacotes RPM tendem a ser mais simples para o usuário, pois o pacote possui todos os componentes para a instalação dos programas.
Mas não é por isso que distribuições baseadas em Debian são inadequadas para o usuário comum. Um bom exemplo é o Ubuntu, uma distribuição focada no usuário final que é muito conhecida. O SolusOS é uma distribuição Linux que segue o mesmo estilo.
Ele já vem com suite de escritorio, players de áudio e vídeo, navegador de internet, comunicadores instantaneos, jogos e opçoes avançadas para quem já tem um conhecimento maior de informatica em geral. O mais interessante é que ele pode ser executado direto pelo CD ou DVD sem a necessidade de instalação funcionando como uma especie de “test-drive” permitindo experimentar o sistema antes de instalar ou em situação de emergencia quando o Windows nao sobe ou o computador está sem o HD.