Uma das grandes dificuldades da maioria das pessoas que começam a utilizar o Linux é entender como funciona os esquemas de distribuições ou versões e quais são as mais recomendadas para cada perfil. É importante que os usuários conheçam as particularidades de cada uma delas para escolher as mais adequadas.
Fizemos uma lista com aquelas que podem ser consideradas as cinco principais distribuições Linux:
Nos últimos anos o Ubuntu acabou se transformando em um verdadeiro garoto propaganda do sistema Linux. Rapidamente tornou-se uma das distribuições mais utilizadas pelos usuários. Dentre as principais vantagens desta distribuição estão os aplicativos utilizados, que são realmente muito conhecidos, como o Firefox ou o OpenOffice.
Versão: 12;
Idioma: Inglês / Português;
Tamanho: 752 Mb;
Licença: Grátis;
O Fedora é a versão gratuita da Red Hat, cujo RHEL (Red Hat Enterprise Linux) e também tem sido considerado um grande sucesso comercial desde 2003. O Fedora é muito recomendado para empresas, já que seus recursos corporativos são muito interessantes. Outro ponto forte são os recursos de segurança, que são atualizados constantemente.
Versão: 17;
Idioma: Inglês / Português;
Tamanho: 645 Mb;
Licença: Grátis;
O Debian foi utilizado como base para a construção da distribuição Ubuntu. É conhecido como uma das distribuições mais bem testadas e livres de bugs de todas as disponíveis. Apesar de ser muito estável, é mais recomendada para os usuários um pouco mais experientes com a plataforma Linux.
Versão: 6;
Idioma: Inglês / Português;
Tamanho: 648 Mb;
Licença: Grátis;
Atualmente o OpenSUSE ocupa o quarto lugar em popularidade entre as diversas distribuições Linux existentes. O utilitário de administração do pacote, YaST, é largamente reconhecido como um dos melhores, e sua edição em caixinha vem com uma das documentações impressas mais bem elaboradas já feitas por uma distro.
Versão: 12;
Idioma: Inglês / Português;
Tamanho: 4.7 Gb;
Licença: Grátis;
Esta é uma distro que foi feita a partir da base do Ubuntu, sendo que ele tem a capacidade de instalar seu próprio tema de desktop do Ubuntu e um conjunto de diferentes aplicações. Um outro ponto forte do sistema é a diversidade de ferramentas gráficas voltadas ao aprimoramento da usabilidade.
Versão: 13;
Idioma: Inglês / Português;
Tamanho: 4.7 Gb;
Licença: Grátis;