Uma das grandes reclamações dos usuários de notebooks é em relação a duração da bateria. Afinal de contas, parece que realmente os dispositivos de armazenamento de energia parecem não acompanhar a evolução dos dispositivos, que cada vez mais oferecem recursos e por isso acabam exigindo mais energia.
Mas existem algumas dicas que podem ser adotadas no dia a dia para que a bateria do notebook dure mais.
Quando a pessoa não está usando o notebook conectado na tomada, então é muito recomendado diminuir um pouco do brilho da tela. Basta usar os atalhos do próprio teclado para diminuir a intensidade do monitor e desta forma poupar energia.
Siga os seguintes passos para fazer a calibragem de sua bateria:
1) Carregue a bateria do seu notebook 100%;
2) Desconecte o computador da tomada e deixe ele rodando até receber o aviso que a bateria está acabando. Ignore aviso para conectar o computador em uma fonte de energia e deixe ele rodar até desligar sozinho;
3) Depois que terminar a bateria, deixe o computador assim por cerca de duas horas;
4) Depois deste intervalo coloque o computador na tomada e deixe carregando por cerca de duas horas desligado
Nunca deixe CD, DVD, ou qualquer outra mídia dentro da unidade ótica do seu notebook, porque mesmo se a pessoa não estiver usando ele vai gastar bateria.
Quando a pessoa está operando na bateria, o ideal sempre é usar a menor quantidade de periféricos possível.
A exposição do notebook a altas temperaturas poderá reduzir a durabilidade da bateria.
Configure as opções de consumo de energia do Windows. Para isso basta entrar em Painel de Controle e depois em Opções de Energia. A pessoa poderá escolher o tempo que o computador será desligado ou hibernado quando estiver inativo.
Existem alguns aplicativos interessantes que funcionam como gerenciadores de bateria, aqui no Downgratis o usuário encontra o Battery Doubler que pode ajudar a aumentar a duração da bateria do seu notebook.
Este tipo de driver acaba sendo bem mais econômico do que o disco rígido.
Mantenha sempre todos os drivers e aplicativos atualizados. Geralmente versões mais novas gastam menos energia.