Hoje em dia grande parte das pessoas que estão colocando internet nas suas casas já estão investindo em um roteador com wireless para conseguir oferecer acesso a internet na casa toda, sem precisar ficar dependendo de fios. Ainda mais com o aumento das vendas de notebooks e smartphones, já que a maioria deles já vem com suporte ao acesso a internet sem fio.
Confira então algumas dicas para você configurar sua rede sem fio em casa:
Para começar a configurar a sua rede sem fio, será necessário acessar as configurações. Depois que todos os cabos estiverem conectados e o seu computador já reconhecer o sinal, que geralmente é feito por cabo nessa hora, ele vai precisar abrir o seu navegador de internet e digitar um endereço IP, que normalmente está descrito na parte de baixo do modem. Exemplos de endereços IP’s são: 192.168.1.1 ou 192.168.0.0, mas varia de fabricante para fabricante. Assim que conseguir este acesso o usuário terá que digitar login e senha, e estas informações geralmente estão no manual do modem.
Ao entrar na tela de configuração aparecerá uma série de opções que devem ser preenchidas, em especial o campo de nome e senha de rede. Geralmente trata-se de um formulário autoexplicativo, sem grandes mistérios.
Além disso, algumas opções deverão aparecer, como:
DHCP – Distribui endereços de IP para todos os computadores da rede, sempre sendo a opção mais recomendada;
Número máximo de utilizadores: Limita um número de equipamentos que podem acessar a rede. Pode ser uma boa opção para tentar fugir dos aproveitadores que roubam sinais, mais lembre-se que nesta conta também entram smartphones, tablets, SmartTV’s e qualquer outro dispositivo com acesso a internet.
Configuração de DNS estático: Para os usuários que não possuem muita familiaridade com redes, o melhor é deixar as configurações recomendadas pelo provedor.
Não esqueça também de alterar a senha de acesso ao roteador depois que todas as configurações estiverem feitas.