Um dos grandes problemas dos brasileiros é que grande parte da população está atualmente endividada. Isso acontece no momento que o País vive um excelente momento na economia, com crescimento na oferta de crédito, e isso acaba fazendo com que as pessoas acabem gastando mais do que deveriam. Muitas delas estão até mesmo indo parar nos serviços de proteção ao crédito por não conseguirem saldar seus compromissos. Para não chegar a este ponto ou para iniciar um processo de recuperação, é necessário que as pessoas comecem a fazer um planejamento do seu orçamento doméstico.
Para isso, uma boa alternativa é a criação de planilhas no Excel que possam ser editadas por uma ou mais pessoas responsáveis pelo dinheiro da casa. Desta forma, é possível acompanhar de perto como o dinheiro está sendo gasto e como fazer para ele render mais.
Para começar a editar a planilha, você pode trabalhar em cima deste modelo encontrado neste post. Depois disso, será necessário algumas alterações para deixar a tabela com cara de controle de orçamento doméstico, e não orçamento empresarial. Para isso, comece tirando o centro de custos, que não será utilizado. Copie também as fórmulas para todos os meses do centro de custo. Logo ao lado você tem o tipo de despesa Fixa e Variável.
É importante que as pessoas tenham em mente a definição de Custos Fixos e Custos variáveis. Os fixos sempre serão aqueles não sofrem alteração de valor ou que sofre apenas reajustes em determinados prazos, como aluguel, prestações da casa, do carro, mensalidades das escolas e universidades, etc.
Custo variável será aquele que muda de mês para mês de acordo com o consumo, como água, luz, telefone, alimentação, etc.
Na mesma planilha é possível ter acesso a gráficos que mostram de uma forma geral como anda o status da economia no momento.
Idioma: Português;
Licença: Grátis;