É de conhecimento de grande parte dos usuários que as operadoras de telefonia no Brasil não entregam aos consumidores a velocidade de internet que realmente é contratada. Nos últimos meses estas empresas estão sendo alvos de muitas reclamações, o que acabou provocando uma reação por parte da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) órgão responsável por regulamentar estes serviços no País.
A lei obriga que a velocidade que média em um mês entregue pelas operadoras ao consumidor deve ser de pelo menos 20% do pacote contratado, sendo que este percentual a partir de agora será aumentado gradativamente. Mas como medir a velocidade da internet?
Existem alguns serviços que estão disponíveis na própria web que permitem saber a velocidade que está sendo entregue no momento para o usuário. Geralmente estes serviços apresentam as seguintes informações:
Ping: Corresponde ao intervalo de tempo entre o envio de um pacote de dados e o recebimento da resposta pelos servidores.
Download: Este número deverá ser o mais próximo da velocidade que foi contratada pelo usuário. Corresponde a taxa de arquivos que são baixados para o seu computador em um segundo. Para saber a velocidade que sua internet realiza downloads, pegue o resultado do teste e divida por oito. Por exemplo: Uma internet com 10 Mbps deve efetuar downloads a uma velocidade de 1,25 MB/s.
Upload: Tempo que leva para enviar arquivos para web, geralmente esta taxa é bem mais baixa do que a de download.
Os usuários poderão usar o SpeedTest e clicar em iniciar teste. Depois de alguns segundos os resultados aparecem na tela do usuário. Outra opção é o Full Speed um programa que pode ajudar a aumentar a velocidade da sua internet.